Inline Variables

Inline Variables & Template Modifiers

O que são template modifiers? Lembra-se das template line? Bem, a linha é um dos template modifiers disponíveis. Como vocêdeve ter notado, o linha” modificada indica o karaoke templater, que faz com que o template seja ativado produzindo uma linha com efeitos em cada template line. Para ser mais específico, se a sua linha estiver timeada, a template line” vai utilizar todo os seus comandos em cada syl e então produzirá uma nova linha com todos os resultados. Isso é bastante útil, e você vai usá-lo bastante, apesar disso ser o básico.
Mas alguns efeitos (por exemplo, os de movimentos, ou transformações de tamanho) não vão funcionar se você estiver posto o comando para afetar toda a linha (se você quiser ver como vai ficar, altere o exemplo anterior para \fscy120\fscx120, em seguida, transforme-o de volta para \fscy100\fscx100). É aqui que o modificador desyl” vai entrar em cena. Usando o template syl” você vai produzir uma nova linha para a syl, cada uma com as suas próprias tags. Isto significa que se você quiser usar \move ou \fscx\fscy, vai afetar apenas a syl e não vai deslocar o resto da linha. Vamos para um exemplo:
Diálogo: 0,0:00:01.00,0:00:05.58,Default,,0,0,0,,{\k1}{\k42}i{\k33}i{\k20}ta{\k57}ku{\k42}te {\k19}i{\k21}i{\k31}e{\k58}na{\k111}i{\k40}
Agora, faça uma nova linha para o template, mas no campo de efeito escreva template syl (não se esqueça de colocar como comentário e colocar no mesmo estilo das linhas timeadas). Para este exemplo eu vou estar usando um estilo simples. Você pode usar a cor que quiser, mas não se esqueça colocar isso no template.
Na caixinha de dialogo ( o coisa onde você escreve as traduções e tal) coloque:
{\pos($x,$y)\1c&HB373DC&\3c&H4D0970&\t($sstart,$sstart,\1c&HFFFFFF&\3c&HD28EF5&\fscx120\fscy120)\t($sstart,!$sstart+$sdur!,\3c&H4D0970&\fscx100\fscy100)}
A primeira tag a \1c é a cor que ficará, ou a que normalmente seria a \2c. Como está fazendo uma linha para colocar efeito em cada syl, usar apenas o \k não vai trazer resultados satisfatórios.
O primeiro \t fará uma nova variável, $sstart, põe o valor, em ms, desde o início da linha até o início da Syl. Então, essa transformação começa no início da syl e mudará instantaneamente o \1c para o branco e \3c mudará o tom da borda; e aumenta o tamanho da syl. Esse efeito é bem útil, e bonito, e também é bem legível se você usar as cores certas.
O segundo \t usa a variável $sstart , mas o segundo argumento é o !$sstart + $sdur!“. Como você já deve ter imaginado, $sdur tem o valor, em ms, para duração da Syl. A exclamação (!) no início e no final, indicam um bloco de códigos. Pode-se notar que esses blocos de códigos nos permite manipular as variáveis, juntamente com as expressões matemáticas básicas. E volta para o \t, essa transformação começa no início da linha, mesmo sendo a última, ela vai durar desde o início, e ainda vai alterar o tamanho da \3c de volta ao original. Ao usar o $sdur certifiquese das syls terem um efeito mais demorado.

ss2015-03-27at01-29-44

Resultado Final

Anúncios