K-Fx

O Básico do K-FX

Se você está lendo esse post, isso quer dizer que você deseja adentrar o mágico mundo dos efeitos de karaokê. Quer fazer um texto brilhante e deixando tudo voar brilhantemente. Mas como fazer isso?

Deparei-me com esta questão, já faz um tempo. Embora tendo alguns recursos simples que nos fazem dar o primeiro passo, ainda não os achei suficientes. Então aqui estou eu, tentando compartilhar qualquer conhecimento que ganhei para facilitar a entrada das pessoas no mundo dos efeitos de karaokê, como foi para mim.

Primeiro, eu vou devo presumir que você já saiba o básico do Aegisub, se você não souber leia “este tópico“, porque se eu começar a explicar todas as tags aqui, eu nunca vou conseguir explicar as coisas importantes.

Segundo, você vai precisar de um arquivo de áudio/vídeo e um script k-timeado para começar a trabalhar. Além disso, fornecerei uma linha de amostra:

Diálogo: 0,0:00:01.00,0:00:05.58,Default,,0,0,0,,

{\k1}{\k42}i{\k33}i{\k20}ta{\k57}ku{\k42}te {\k19}i{\k21}i{\k31}e{\k58}na{\k111}i{\k40}

As coisas mais básicas sobre karaoke são as tags \k e os estilos. Você já deve saber como definir um estilo, e você deve ter notado que existem 4 tipos de cor (primária, secundária, borda e sombra) e cada um tem sua tag Alfa. Tags \k indicam a duração de um Syl e são expressos em milissegundo(Eu acho). Então, se eu tenho:

{\k20}A{\k50}B

A syl “A” iniciará imediatamente e vai durar 200 milissegundos e a syl B começará após a A ser feita, e em 500 ms. Vou me referir no momento em que a syl começá no highlight, e a sua duração.

  • A tag de karaokê a mais básica é a tag de \k: ela vai complementar a sílaba com a cor secundária (\2c) e alfa (\2a) e alterá-lo instantaneamente para a cor principal (\1c) e alpha(\1a) do highlight.
  • A segunda tag de karaokê é a tag de \kf (também pode ser conhecido como \K, mas é confuso, então eu vou estar usando \kf): a syl vai iniciar sendo preenchida pela cor secundária e mudar o highlight para a cor primária, da esquerda para a direita, até acabar a duração.
  • A terceira tag de karaokê, é a tag \ko, que funciona da mesma forma que o \k, mas a borda da cor secundária é removida e reaplicada na cor primária.

The three tags at work

Agora, fazendo isso e escolhendo uma fonte legal, você deve ser capaz de fazer um karaokê agradável, mas, isso parece simples e sem graça. É aí que entra o KFX!

Basicamente, significa que você irá modificar o comportamento das linhas timeadas (k-timing). Felizmente, o Aegisub tem um script muito útil, o Karaoke Templater, que torna mais fácil fazer o kfx.

Anúncios