AniDB

O que precisa?

Ter conta no AniDB.
Se não possuir conta, você pode se registrar aqui http://anidb.net/perl-bin/animedb.pl?show=signup (não esquecer de conferir o e-mail e confirmar sua conta).

Possuir um arquivo de anime.
Pode ser o episódio de alguma série, um especial, um OVA, um lançamento WEB (usado mais para anunciar algo, não confundir com arquivos de curta duração) de algum anime que você queira adicionar.
Usarei o OVA “[Tadaima Fanou] Asa Made Jugyou Chu! [OVA][1080p][Hi10P][FLAC][76FD6104].mkv” como exemplo neste tutorial.

OBS Hiei: Por achar mais organizado assim, vou separar o tutorial em 2 partes:
1-Adicionando arquivos ao data base do AniDB;
2-Adicionando arquivos a sua My List do AniDB;

Adicionando arquivo ao data base do AniDB:

Possuir o Avdump.
Se não tiver ele instalado baixe-o aqui http://wiki.anidb.net/w/Avdump_GUI.
Para poder usar, você precisa ir no AniDB -> Profile -> aba Account -> campo “UDP Api Key” e definir uma senha.


Essa senha + seu username serão usados no cliente Avdump.


Deixe aberto que iremos usar esse cliente mais tarde. Repare que a opção “export ed2k links” está marcada.

Ter o Java instalado.
Usuários de Windows, ignorem a versão 64 bits e instalem a 32 bits. Download aqui https://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp.

Adicionando arquivos.
Vamos entrar no site do AniDB agora. No canto superior direito tem um campo de busca e mini menu (destacado com um retângulo vermelho) para separar a busca.
Mude esse mini menu para “anime” e digite o anime desejado no campo, conforme você for digitando ele vai apresentando alguns resultados. Você pode clicar direto no resultado correto ou na opção “See all result for _____” para ver todos os resultados.

Observação: se sua busca não der resultado, tente pesquisar pelo nome em inglês ou japonês, muitas vezes o fansub lança o anime com um nome diferente do original (coloque na pesquisa apenas Asa e veja aparecer outros resultados).

Eis a página do que queremos (neste tutorial pelo menos), desça a página e clique na opção que destaquei (está no canto inferior direito).

Lembra do Avdump? Agora iremos usar ele.
Clique no campo files e na janela que vai abrir procure o arquivo que você quer adicionar. Dê 2 cliques para adicionar à lista (você pode adicionar quantos arquivos você quiser). Detalhe, faça 1 anime de cada vez.

Clique no botão Start e aguarde a verificação terminar.
O que essa verificação faz? Ela analisa o arquivo e gera um link contendo informações brutas do arquivo para a gente adicionar no AniDB (e acho que ele envia alguns dados mais refinados direto ao servidor do AniDB).
Verificação terminou? No campo de baixo (ed2k export) copie o que aparecer nele. E voltamos agora a página do AniDB onde vamos colar esse link.

Nessa página iremos adicionar algumas coisas iniciais (qual fansub fez, tipo de release, status do CRC, qualidade, idioma/tipo do áudio/legenda.

Verifique se as informações estão corretas e clique no botão Next.

Agora temos de dizer qual episódio cada link pertence, qual a versão do episódio (v1, v2, v3, etc.) e a data do lançamento.
Tudo certo? Clique no botão “Add Files”. E se você não fez nada de errado veremos a tela abaixo.

Terminamos? Quase. Falta pouco.

Adicionando arquivos a sua My List do AniDB:

Feche qualquer browser aberto. Instale o Java (se você baixou a opção off-line pelo link que mostrei você não verá opção de instalar outros programas/propagandas). Quando terminar a instalação abra o menu iniciar, vá no painel de controle e clique no ícone do Java. Vá na aba “Segurança” e clique no botão “Editar Liste de Sites…”.
Clique no botão “Adicionar” e adicione estes 2 links http://static.anidb.net + http://anidb.net/perl-bin/animedb.pl?show=applet clique em OK 2x.

Abra o site do AniDB novamente (http://anidb.net/) e na coluna do lado esquerdo clique na opção “Add To Mylist”.


Ops… erro do Java? Não (é uma proteção do Firefox). Clique em “Ativar o Java” e na URL (link da página) vai aparecer um balão, clique na opção “Permitir e memorizar”.

Vai aparecer uma janela. Só precisa marcar a opção e clicar em Executar.

Pronto, Java não incomoda mais (graças a deus é só 1x que configura). Agora só precisamos clicar no botão “Add Files” e selecionar o(s) arquivo(s) que adicionamos (aqui você pode selecionar quantos animes diferentes você quiser).

Vamos clicar botão Start e esperar as letras P, F, M ficarem verdes (se ficar vermelhas = arquivo diferente do que está no AniDB, para ficar verde você irá precisar adicionar ele).

Pronto.
Arquivo adicionado no AniDB 😀

Extras.

O que é AniDB?
AniDB é um DataBase (Banco de Dados) contendo informações de muitos animes (e o que for relacionado, como músicas, filmes, ovas, autores, staff de produção, etc.) e ele tem um fórum que permite que os usuários conversem entre si sobre animes (ou outras coisas).
É tão completo e detalhista que mesmo usuários antigos se assustam com ele, logo explicar direito é complicado, é melhor você usar e entenderá melhor (eu mesmo nem entendi nada no início, mas com o tempo…).

O que posso fazer no AniDB?
-Conversar com pessoas do mundo inteiro sobre animes (ou até mesmo do Brasil).
-Criar uma lista de animes assistidos para exibir em uma assinatura nos outros sites (de modo ainda mais organizado que o myanimelist).
-Saber qual Fansub fez aquele anime que você procura a tempos, como entrar em contato com o fansub (site, irc, mail, etc).
-Saber uma infinidade de informações sobre determinado anime/episódio/fansub/autor/…

Contato.
IRC: irc://#tracker@irc.rizon.net
Fórum: http://tracker.shakaw.com.br/forums.php?action=viewtopic&topicid=841
https://www.loliconsanonimos.com/project01/showthread.php?tid=545

Créditos: ochatador

Download em pdf: https://db.tt/gQTjC4ne